Registros do 20º Encontro Regional do PROLER

20º PROLER

Nas cartas de tarô o número 20 representa Dúvida e Julgamento, enquanto o 2 é Intuição. Organizamos o 20º Encontro Regional do PROLER sem a certeza de que daria certo, não sabíamos se haveria público, se os nossos convidados palestrantes dariam conta de entreter e enternecer a plateia sem perder de vista o tema vital do evento: a leitura e a literatura. Então, no decorrer dessa
caminhada, muitas vezes questionamos e duvidamos. Mas sempre uma ou outra do grupo, intuitivamente, afirmava que tudo daria certo. No número 20, a certeza viria somente ao final de cada noite de evento: acertamos!

Já que assino o texto, tomo a liberdade de falar na primeira pessoa e elencar abaixo, numa espécie de dicionário e jogo de palavras, minhas impressões do evento, tentando dar conta do que ele foi, o que, de antemão, sei que é impossível, pois nada como o instante da presença. Assim, essa leitura será outro instante e um presente aos participantes do PROLER:

Apresentações culturais: sonho

Café: cuca de queijo / de queixo caído de tão boa

Comitê: Um galo sozinho não tece uma manhã / ele precisará sempre de outros galos. / De um que apanhe esse grito que ele / e o lance a outro; de um outro galo / que apanhe o grito de um galo antes / e o lance a outro; e de outros galos / que com muitos outros galos se cruzem / os fios de sol de seus gritos de galo, / para que a manhã, desde uma teia tênue, / se vá tecendo, entre todos os galos.  (João Cabral de Melo Neto)

Esperança: um grilo que a gente sempre alcança

Ezequiel Theodoro Silva: te adoramos, palmas (flores) e salvas (palmas)

Gilka Girardello: voo de pássaros 

Plateia: supra summus

Sueli Cagneti: cigarra e formiga formidável 

Sérgio Bello: belo belo reverbera (ver poema Belo Belo de Manuel Bandeira)

Ano que vem tem mais!

Suzana Mafra
Poeta, escritora, bibliotecária
Brusque-SC 
Manhã chuvosa de 27/05/2015


Palestra com Sueli Cagneti em 18 de maio.





Palestra com Sergio Bello e Lançamento do Livro:Criancices de André Soltau em 19 de maio.







Palestra com Gilka Girardelo em 25 de maio.





Palestra com Ezequiel Theodoro da Silva em 26 de maio.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *